Curso de Batismo

Apresentação

A igreja Evangélica Assembleia de Deus em Ariquemes – RO, por meio do Núcleo de Estudo Bíblico e Teológico, NEBITE, apresenta a você, facilitador do Curso de Preparação do Batismo nas Águas. Ele servirá de condução na aplicabilidade das aulas e dos assuntos contidos nos Eixos Temáticos.
O objetivo do curso é oferecer ao candidato ao batismo, instrumentos que o levem a refletir sobre as responsabilidades que deverá assumir ao se tornar membro efetivo da igreja local.
A partir deste estudo, o candidato irá receber as instruções necessárias que o ajudará no desenvolvimento e crescimento na fé. Irá aprender sobre: A Salvação e os seus benefícios; Quem sou EU em Cristo Jesus; Certeza da salvação; Arrependimento; O Pecado e suas consequências; O Novo Nascimento e Regeneração; Conversão; O que é a Igreja; Porque devo me Batizar; O que é o Batismo; Minha postura após o Batismo deve mudar?; Dízimos e Ofertas: por que e para quê devo participar?
Deste modo, o professor facilitador irá conduzi-lo as reflexões necessárias, por meio dos principais pontos. Sabe-se que o conteúdo é extenso e, portanto, exigirá do facilitador, certo preparo didático e pedagógico, no sentido de explorar os pontos principais e estimular o candidato a ler o material entre uma aula e outra e trazer suas dúvidas.
Outra questão relevante sobre o qual o facilitador necessita ter cautela quando algum candidato resolver fazer pergunta sobre temas, como: por que a igreja católica batiza crianças? Parece simples, todavia, a prudência e o conhecimento devem embasar as respostas. Portanto, além do material aqui apresentado, faz-se necessário que o facilitar não vá para a sala de aula sem o preparo adequado.
O candidato que concluir o curso e descer ás aguas, irá receber a sua certificação logo após o ato batismal. Portanto, incentive o mesmo a participação e não se esqueça de (quando for o caso), proporcionar um momento pratico sobre o ato de descer ás águas, considerando que alguns novos irmãos sentem-se inseguros ao saber que serão imersos em águas. Portanto, mostre a eles como é realizado (na prática), por meio de uma breve encenação. Isso pode parecer simples, porem, poderá ser decisivo para alguns deles.
De acordo com o programa do curso, o mesmo será oferecido em dois encontros, sempre nos dois últimos sábados que antecedem ao batismo. Serão duas horas de aulas, entre as 16h e 30 min. e às 18h e 30 min, no templo sede da IEAD-Ariquemes.